top of page

PRORROGAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS?


PORTARIA 12/2012 - MINISTÉRIO DA FAZENDA - CALAMIDADE PÚBLICA - PRORROGAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS


De acordo com a Portaria nº 12/2012, do Ministério da Fazenda, é possível a prorrogação da data de pagamento de tributos federais, inclusive os valores inseridos em parcelamentos, em casos de decreto estadual que reconheça calamidade pública.


Por essa perspectiva, a portaria admite a prorrogação de tributos federais para o último dia útil do 3º (terceiro) mês subsequente à data de vencimento.


A implementação dessa Portaria demanda a regulamentação pela RFB e PGFN, em especial, a definição de quais municípios de cada estado estarão abrangidos pela prorrogação do prazo de pagamento.


Quanto a exigência de decreto estadual para definição dos municípios abrangidos pela prorrogação, é possível superar tal condição em razão da publicação do Decreto Legislativo nº 6, de 2020, que reconheceu estado de calamidade pública a nível nacional, em decorrência do COVID-19.


Nessa mesma linha, alguns Estados, como São Paulo (Decreto nº 64.879/2020) e Rio de Janeiro (Decreto nº 46.984/2020), já editaram decretos reconhecendo o estado de calamidade pública.


O Governo Federal vem sendo pressionado para editar uma norma regulamentando a aplicação da Portaria nº 12/12, sem efeitos até o momento.


Diante do cenário de incertezas e na busca de medidas para superação do forte impacto econômico, contribuintes buscam como alternativa recorrer ao Judiciário, porém, ainda não há notícia de decisões favoráveis aos contribuintes.



Em destaque
Novos
bottom of page